Aparelho para fisioterapia respiratória: para que serve e como usar?

aparelho para fisioterapia respiratória

A fim de auxiliar o transporte de oxigênio, o aparelho para fisioterapia respiratória oferece grande contribuição na prevenção de disfunções, como também para a melhora da qualidade de vida do paciente. Visto que promove o melhor funcionamento dos órgãos que são responsáveis pelo trato respiratório.

Os pulmões são os responsáveis por realizar as trocas gasosas no sangue e no organismo, assim como a eliminação de dióxido de carbono. Logo, para mantê-los fortes por mais tempo, a realização de exercícios de expansão é essencial.

Por isso, inúmeras técnicas de respiração são utilizadas, que podem ser auxiliadas por um aparelho para fisioterapia respiratória, como o Respiron. Fique conosco!

Benefícios do aparelho para fisioterapia respiratória

Certamente, o bom desempenho das atividades físicas está diretamente relacionada a capacidade respiratória do indivíduo, seja em esportes de alto impacto ou em uma simples caminhada.

Da mesma forma, a realização de exercícios físicos possibilitam um estímulo ao sistema respiratório, que pode ser potencializado com o aparelho para fisioterapia respiratória.

Dentre os benefícios esperados, que são obtidos em curto prazo são:

  • Aumenta a capacidade pulmonar;
  • Amplia a oxigenação do sangue;
  • Combate a dificuldade de respiratória;
  • Desobstrução e limpeza das vias aéreas;
  • Facilita a chegada de oxigênio no corpo;
  • Elimina as secreções do pulmão e das vias aéreas;
  • Auxilia a troca gasosa;
  • Reduz o tempo de internamento hospitalar.

Para que o aparelho para fisioterapia respiratório alcance tais resultados, o ideal é que sejam realizadas pelo menos 3 sessões de 30 a 40 repetições, ao menos duas vezes ao dia.

Como deve ser utilizado o incentivador respiratório

A ajuda do aparelho para fisioterapia respiratória acontece por meio de inspirações profundas, suportada pela insuflação dos pulmões.

Quando o ar é inspirado no local indicado, ocorre a movimentação das esferas, que possibilitam um incentivo visual.

Cada tubulação projeta um fluxo diferente, exigindo maior uso da força respiratória para cada nível.

Passando por todas as etapas, é possível aumentar o nível de dificuldade, fazendo esforço para manter as esferas elevadas por maior tempo.

Ou ainda adquirir um novo modelo de aparelho para fisioterapia respiratória que possibilite maior resistência.

Para quais pacientes é indicado o uso do aparelho para fisioterapia respiratória

Não apenas as pessoas que pretendem aumentar a capacidade respiratória durante a prática de atividades físicas podem se beneficiar do aparelho para fisioterapia respiratória.

Como também os pacientes diagnosticados com as doenças seguintes:

  • Asma brônquica;
  • Bronquiolite;
  • Bronquite crônica;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Doenças oncológicas;
  • Enfisema pulmonar;
  • Fibrose cística e pulmonar;
  • Pneumonia;
  • Pré e pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais; e
  • Na pós recuperação do corona vírus.

A deficiência respiratória provoca grande cansaço físico e mental, que podem ser revertidos com a melhora do trabalho respiratório e consequentemente a melhor oxigenação dos tecidos, que irão melhorar a qualidade de vida do paciente.

Assim sendo, o aparelho para fisioterapia respiratória promove uma importante ajuda na recuperação da saúde dessas pessoas que por algum desses motivos, perdeu a capacidade respiratória.

Principais técnicas de fisioterapia respiratória

Levando em consideração as doenças respiratórias e a condição em que o paciente se encontra, podem ser utilizadas algumas técnicas, dentre as quais:

Respiração pelo diafragma

Esse exercício tem como finalidade o fortalecimento da base dos pulmões, e para que seja bem executado, o paciente deve:

  • Permanecer sentado;
  • O tronco deve estar inclinado para trás cerca de 45º, com as costas e a cabeça bem apoiadas;
  • Os joelhos devem estar dobrados e o abdômen relaxado e deve manter uma mão o apoiando para melhor percepção dos movimentos respiratórios e maior controle do exercício realizado.

Desse modo, a respiração deve acontecer de maneira lenta e profunda, verificando a expansão do abdome e descida do diafragma.

Feito isso, é preciso expirar lentamente para que a contração da musculatura abdominal e subida do diafragma seja percebida.

Essa atividade pode ser intensificada com o uso do aparelho para fisioterapia respiratória.

Espirometria de estímulos

Para o fortalecimento da capacidade inspiratória, é feito esse exercício com o auxílio de um espirômetro, para avaliação do volume do ar aspirado.

Com os lábios na abertura do aparelho, a inspiração deve ser feita de forma mais profunda que o paciente conseguir.

Por meio de um tubo que vai até a divisão dos 3 compartimentos onde se encontra uma bola de plástico em cada um deles, acontece a sua elevação, que é mais alta, quanto maior for o volume de ar inspirado.

Tosse assistida

Para fazer com que a tosse seja facilitada com a finalidade de promover a expulsão da expectoração, o Shaker Classic é muito eficiente, pois, por meio das vibrações torácicas facilita a eliminação de secreções.

Conclusão

Poder contar com a contribuição do aparelho para fisioterapia respiratória é um grande alívio para quem sofre com insuficiência respiratória.

Seja ela causada por doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite, como também em prós-cirúrgicos.

Nesse sentido, a ajuda recebida possibilita uma recuperação mais rápida do paciente, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

Portanto, se pretende comprovar a eficácia de um exercitador para o aumento da sua capacidade respiratória, acesse agora mesmo o site da Maconequi.

 

Este blog é destinado à democratização do conhecimento sobre respiração e busca ajudar as pessoas a respirarem melhor. Aqui damos dicas de exercícios respiratórios e também apresentamos os melhores aparelhos para a respiração que irão ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.