Cuidados com a higiene bucal após o uso de nebulizadores

Você sabia que a nebulização é uma técnica utilizada para diversos tratamentos e que tem um impacto direto na saúde bucal de quem realiza essa prática?

O vapor dos nebulizadores é a palavra-chave para entender qual é esse impacto e porquê ele acontece. Confira no artigo a seguir mais informações sobre os nebulizadores e seu impacto na saúde bucal.

O que é nebulização?

Cada vez mais pessoas nascem ou sofrem ao longo da vida com problemas respiratórios, principalmente por conta do descontrole da poluição, proveniente do aumento de carros nas ruas, construção de fábricas, aquecimento global, entre outros fatores.

Por conta disso, muitas pessoas precisam realizar tratamentos constantes para impedir que os problemas respiratórios atrapalhem sua qualidade de vida. Entre esses tratamentos, a nebulização é um dos principais.

A nebulização é uma técnica que se utiliza de aparelhos nebulizadores, que são semelhantes aos inaladores. Esse é um tratamento que pode ser feito em casa ou em hospitais. 

Nessas ferramentas uma máscara é posicionada na região do nariz e da boca. Além disso, um medicamento é administrado em forma de vapor, sendo aplicado no aparelho e alcançando as vias aéreas e chegando até o pulmão. 

Contudo, é importante ter uma recomendação médica para que você faça em casa com os devidos cuidados, sabendo a quantidade de medicamentos que podem ser utilizados e a forma como o nebulizador deve ser administrado. 

Independentemente de onde for feito o tratamento, essa é uma técnica muito interessante, pois pode ser feita em diferentes situações e contribui de forma considerável para a melhora da respiração.

Muitos podem optar por usá-lo diariamente, controlando com mais eficiência e melhorando a qualidade da respiração no cotidiano. 

Entretanto, pode ser recomendado o uso de nebulizadores apenas em situações específicas, como quando uma pessoa tem uma crise respiratória e precisa receber os medicamentos para controlar essa crise. 

Como a nebulização impacta a saúde bucal?

Todo e qualquer medicamento ou aparelho que for utilizado nas vias aéreas, essencialmente na boca, pode ter um impacto significativo na saúde bucal, seja de forma positiva ou negativa.

O uso de nebulizadores não é diferente. Como os medicamentos são inalados de forma direta e pela boca, por meio do processo de vaporização, esse vapor entra em contato direto com os dentes e com a mucosa.

Assim, se os medicamentos forem administrados de forma descontrolada ou incorreta, pode afetar a qualidade da saúde bucal.

Por isso, é importante que a utilização dos nebulizadores seja feita com orientações e recomendações de médicos especializados, garantindo que ele não prejudique sua saúde bucal, prevenindo problemas e realizando o processo de forma adequada.

Boa parte dos medicamentos utilizados para tratamentos respiratórios e posicionados nos nebulizadores podem inibir a produção de saliva, que é um elemento fundamental para a limpeza do esmalte dentário e regulação do pH.

Nesse sentido, se a produção da saliva é diminuída, é natural que os dentes não recebam essa limpeza natural, tornando o ambiente propício para a proliferação de bactérias, causando uma série de problemas.

Com isso, pode-se gerar doenças como:

  • Cáries;
  • Formação da placa bacteriana;
  • Dermatites;
  • Candidíase oral;
  • Retração gengival.

Cuidados necessários

Se você utiliza essa técnica de nebulização e entrar em contato com um dentista de um convenio odontológico, provavelmente ele falará para você redobrar os cuidados com a higienização bucal, principalmente após a utilização dos nebulizadores e seus medicamentos.

Conforme mencionado anteriormente, os medicamentos utilizados para problemas respiratórios diminuem a produção de saliva, podendo gerar diversos problemas bucais. 

Dessa maneira, é muito importante limpar e molhar a boca e suas regiões próximas para estimular a produção da saliva. Ou seja, além de maior atenção ao processo de escovação para remover as impurezas, é preciso realizar uma maior ingestão de água e líquidos.

Além disso, outro ponto de destaque que os dentistas de um odonto empresarial ou particular podem recomendar é que você higienize seus dentes e sua boca sempre após a aplicação dos medicamentos nos nebulizadores, garantindo uma limpeza mais eficaz e aumentando a proteção da boca contra o estímulo da placa bacteriana.

Consultas odontológicas

Independentemente se a pessoa possui ou não um problema respiratório, é fundamental que ela tenha um acompanhamento odontológico ao longo da vida. 

Contudo, no caso dos portadores dessas doenças, isso se torna ainda mais fundamental, justamente pelas explicações que demos no decorrer do conteúdo, como o aumento do risco de desenvolver doenças bucais.

Nesse sentido, possuir um plano odontológico é fundamental para garantir que sempre existirá um acompanhamento de qualidade, possibilitando a realização de consultas sempre que necessário.

Em outros modelos, como em clínicas públicas ou consultórios privados, marcar uma consulta pode ser mais difícil, por falta de disponibilidade de horários ou pela questão dos valores. 

Dessa maneira, estar dentro de um plano odontológico empresarial é interessante para garantir esse acesso, melhorando significativamente a qualidade da sua saúde bucal e, consequentemente, melhorando outros aspectos da saúde de modo geral. 

Este blog é destinado à democratização do conhecimento sobre respiração e busca ajudar as pessoas a respirarem melhor. Aqui damos dicas de exercícios respiratórios e também apresentamos os melhores aparelhos para a respiração que irão ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.