Dificuldade para respirar? Saiba o que fazer quando sentir falta de ar

dificuldade para respirar | falta de ar

Sentir uma dificuldade para respirar pode acontecer com pessoas de diferentes idades. As causas e sua gravidade varia de doença para doença e pode ser acompanhada por outros sintomas, como ritmo cardíaco acelerado, tosse e náusea.

Trata-se da dificuldade de entrada de ar nos pulmões, que pode ser decorrente de atividade física excessiva, ansiedade, nervosismo, bronquite ou asma e outras condições mais graves que devem ser investigadas por um médico.

Quando ocorrer os sintomas, tente se acalmar. Mas se a sensação de falta de ar não melhorar em meia hora, é melhor procurar ajuda médica.

Confira mais a respeito a seguir!

O que fazer em caso de dificuldade para respirar

Caso você tenha dificuldade para respirar, concentre-se na sua respiração, depois preste atenção no ar que entra e sai dos pulmões e tente normalizar.

Problemas de falta de ar causada por resfriado ou gripe podem ser reduzidos fazendo uma inalação com a névoa de vapor do chá de eucalipto ou com soro fisiológico. Esses métodos ajudam a limpar o trato respiratório, permitindo que o ar passe mais facilmente e reduzindo o desconforto.

Se o desconforto for causado por uma doença como asma ou bronquite, neste caso, pode ser necessário limpar as vias aéreas com um medicamento específico com o auxílio de um nebulizador, porém somente conforme orientação do médico.

Não é sempre que será necessário realizar exames para determinar a causa da falta de ar, pois certas condições são evidentes, como:

  • fadiga;
  • obesidade;
  • estresse;
  • gravidez;
  • asma;
  • bronquite; ou
  • outras doenças cardíacas ou respiratórias previamente descobertas.

No entanto, quando for necessário exames, eles podem ser uma radiografia de tórax, ECG, espirometria, hemograma, açúcar no sangue, TSH, uréia e eletrólitos.

Causas da falta de ar

No caso de dificuldades respiratórias, você sentirá que não consegue inalar a quantidade necessária de ar, o que torna a respiração rápida e intermitente. Essa dificuldade pode ser causada por vários motivos, como:

  • problemas cardíacos ou pulmonares;
  • obesidade;
  • distúrbios do sono;
  • falta de regulação corporal; e
  • reações alérgicas mais fortes.

Durante a gravidez, a mulher também pode sentir falta de ar devido à pressão nos pulmões e no útero. Essa dificuldade para respirar pode causar muito desconforto e é potencialmente perigosa.

Seja qual for a causa, a falta de ar deve ser controlada rapidamente para evitar que o teor de oxigênio no tecido caia, o que pode levar a consequências graves ou até fatais. Confira agora mais informações sobre as possíveis causas de dificuldade para respirar.

COVID-19

A COVID-19 causada pelo corona vírus pode atingir as pessoas e levar ao desenvolvimento de sintomas de uma gripe até de uma infecção grave, podendo ter inclusive a sensação de falta de ar em algumas pessoas.

Além da falta de ar as pessoas podem apresentar dor de cabeça, febre alta, mal-estar, dor muscular, perda do olfato e do paladar e tosse seca.

Insuficiência cardíaca

Problemas no sistema cardiovascular podem colocar a respiração em risco, especialmente após ações que exigem mais força física, por exemplo, a insuficiência cardíaca que faz com que o paciente se sinta sufocado, o que é acompanhado ou precede a dor no peito.

Problemas psicológicos

Você sabia que problemas psicológicos podem gerar falta de ar? Sim, pessoas que sofrem com problemas psicológicos, como ansiedade ou transtorno do pânico, podem ter dificuldade para respirar em tempos de crise.

Essas doenças têm raízes emocionais, mas podem afetar gravemente o corpo e produzir outros sintomas, como tremor, fraqueza e dor no peito.

Objetos no nariz

A absorção de pequenos objetos pode bloquear as vias aéreas e prejudicar a respiração e essa situação é particularmente preocupante quando a pessoa com dificuldades respiratórias é um bebê ou criança, porque é mais difícil saber que algo está interferindo na respiração.

Doenças respiratórias

Gripe e resfriados, podem causar falta de ar e tosse, e certas doenças, assim como asma, bronquite e pneumonia, também podem ser a causa do desconforto.

Veja as principais doenças respiratórias que causam este desconforto respiratório:

  • Asma: a pessoa sentirá a falta de ar de repente, onde poderá sentir também um sufoco, podendo ter tosse e expiração prolongada;
  • Bronquite: a pessoa terá presença de catarro nas vias aéreas ou nos pulmões;
  • Pneumonia: a pessoa apresentará dificuldade para respirar aos poucos e vai agravando, há também dor nas costas ou no pulmão ao respirar, febre e tosse.

Enfim, a sensação de estar sem ar pode ser desconfortável e às vezes assustadora, mas, na maioria dos casos, isso não prejudicará seus pulmões. Por isso, é e extrema importância conversar com seu médico e descobrir qual é a causa da sua falta de ar.

Somente um profissional da saúde poderá diagnosticar a causa e ajudá-lo a encontrar o melhor tratamento. Gostou das nossas informações? Então não deixe de acompanhar nosso blog!

Este blog é destinado à democratização do conhecimento sobre respiração e busca ajudar as pessoas a respirarem melhor. Aqui damos dicas de exercícios respiratórios e também apresentamos os melhores aparelhos para a respiração que irão ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.