Exercícios de respiração para ansiedade: aprenda a diminuir a ansiedade

Exercícios de respiração para ansiedade

Não há nada mais perturbador do que passar por uma crise de ansiedade ou sentir que ela está chegando gradativamente e ficar sem saber como lidar com isso.

Uma ótimo aliada nesses momentos é a nossa própria respiração. Saiba que técnicas como yoga e meditação ajudam mesmo a diminuir a ansiedade, sabe por quê?

Porque assim como as emoções podem influenciar a nossa respiração, o contrário também pode acontecer: a forma como respiramos pode influenciar no nosso estado de espírito.

E com a yoga e a meditação, você aprende diversas formas diferentes de respirar e, com isso, acaba conseguindo controlar aquele sentimento ruim da ansiedade.

Confira agora neste artigo 4 exercícios de respiração para ansiedade.

4 exercícios de respiração para ansiedade

Apesar da respiração ser involuntária, ela pode sim ser controlada quando precisamos. Basta um pouco de treino.

Quando se sentir mal, preste atenção na forma como está respirando. Parar, nem que seja por 5 minutos, e respirar fundo, pode ser o que você precisa.

Se liga agora nas técnicas de respiração que você pode utilizar nesses momentos.

  1. Alternando as narinas

Procure sentar-se em um lugar calmo e silencioso e deixe suas costas eretas. Feche os olhos e coloque o dedo indicador no centro da testa.

Sem tirar o dedo indicador do lugar, você vai expirar todo o ar dos pulmões. E então, pressione a narina direita com o polegar e inspire pela narina esquerda.

Deixe as duas narinas livres e expire novamente. Agora você vai inverter: pressionará a narina esquerda e irá inspirar pela narina direita.

Você deve repetir esse ciclo 10 vezes. Esse exercício ajuda a equilibrar o lado emocional e racional nos momentos  de crise, fazendo você se concentrar naquele momento presente.

  1. Respiração quadrada

Esse exercício é melhor fazer deitado em um lugar tranquilo. Comece expirando todo o ar e, em seguida, inspire contando de 1 até 3. 

Segure a respiração contando de 1 até 3 novamente. Expire enquanto repete a contagem e prenda a respiração contando de 1 até 3 mais uma vez .

Como esse exercício tem 4 etapas, chamamos ele de respiração quadrada. É como se, mentalmente, você desenhasse um quadrado com a sua respiração.

Você pode repetir esse exercício, pelo menos, 5 vezes. Ele irá ajudar a relaxar e controlar a ansiedade.

  1. Exercício de retenção

Esse exercício, além de ajudar a controlar a ansiedade, também ajuda nos casos de insônia. Isso porque ele regula a respiração e acalma as funções cerebrais.

Primeiro, você vai precisar deitar-se em um ambiente tranquilo e de barriga para cima. Exale completamente pela boca, emitindo sons, como um suspiro profundo.

Em seguida, feche a boca e prenda a respiração e conte de 1 até 4 com os pulmões vazios. Só então inspire pelo nariz até preencher totalmente os pulmões.

Com os pulmões cheios, prenda novamente a respiração e conte de 1 até 4. Repita esse processo por, pelo menos, 5 vezes e vai aumentando o tempo de retenção a cada ciclo.

  1. Respiração abdominal

Quando ficamos muito agitados, começamos a respirar rápido e, se observarmos, o tórax que vai estar se movimentando durante a respiração.

Quando respiramos e a movimentação é observada na área do abdômen, isso significa que estamos respirando de forma tranquila, como um bebê.

Que tal colocar a mão em cima do abdômen e tentar respirar de uma forma que você consiga sentir a extensão e a contração dessa área?

É só respirar de forma mais tranquila e profunda que você irá conseguir observar a diferença!

Dê um basta na sua ansiedade!

As dicas de exercícios respiratórios que demos aqui, com certeza irá te ajudar em momentos de crise ou quando precisar relaxar um pouco.

Apesar disso, esses exercícios não irão curar a sua ansiedade. Para isso, é preciso consultar-se com um terapeuta e cuidar de si mesmo e de sua saúde mental.

A ansiedade, assim como a depressão e outros problemas psicológicos, não é bobagem. Busque por ajuda sim!

Este blog é destinado à democratização do conhecimento sobre respiração e busca ajudar as pessoas a respirarem melhor. Aqui damos dicas de exercícios respiratórios e também apresentamos os melhores aparelhos para a respiração que irão ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

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