Exercícios para respiração: confira 5 técnicas que vão mudar sua vida

exercicios para respiração | yoga | mulher fazendo a respiraçao das narinas alternadas

Quer aprender a respirar melhor, fortalecer seu diafragma e ampliar a capacidade da sua caixa torácica? Então leia este nosso novo artigo e confira cinco exercícios para a respiração que vão te trazer mais saúde e bem-estar. 

Exercícios para respiração

1. Respiração com exercitador pulmonar

É comum a ocorrência de infecções pulmonares em idosos que estão acamados e isso ocorre quando parte do pulmão perde sua capacidade de inflar com o ar, “murchando”. 

Mas para evitar esse problema, podem ser feitos exercícios de respiração com um exercitador pulmonar.

Esse aparelho tem esferas que demonstram se o volume de ar inspirado é o necessário, pois o nível que essas esferas atingem deve estar adequado à capacidade pulmonar de cada pessoa. 

Os idosos devem começar no nível 0; quando chegarem ao ponto de inspirar o volume necessário sem dificuldade, podem passar para o próximo nível.

2. Respiração diafragmática

Se seu objetivo é aumentar a amplitude da sua caixa torácica, o exercício indicado é a respiração diafragmática que consiste em expandir o abdômen no momento da respiração, e não o tórax. 

Para fazer este exercício, fique em uma posição confortável, feche os olhos e coloque a mão sobre a barriga. Inspire lentamente pelo nariz, expandindo o abdômen. Depois de inspirar o máximo que puder, segure o ar por dois segundos e expire lentamente.

Esta é uma atividade indicada para qualquer pessoa e em qualquer idade e também ajuda a reduzir a ansiedade

3. Inspiração fracionada

Para aumentar o volume de ar que entra nos pulmões, um ótimo exercício de respiração é a inspiração fracionada. 

Ele é feito da seguinte forma: inspire por 1 segundo, segure a respiração por 2 segundos e inspire mais uma vez. Depois de fazer a inspiração completa em partes, faça a expiração de uma só vez. 

A única contraindicação deste exercício é para quem tem problemas obstrutivos graves.

4. Exercícios de retenção

Se você sofre de insônia ou tem problemas de ansiedade, este exercício é o ideal para você, pois traz relaxamento. 

Para executá-lo é simples, basta deitar de barriga para cima e exalar o ar pela boca. Em seguida, feche a boca e, com os pulmões vazios, prenda a respiração e conte até 4.

Então, inspire pelo nariz até preencher completamente os pulmões e prenda novamente a respiração contando até 4.

Repita esse processo aumentando o tempo de retenção a cada ciclo. 

5. Respiração das narinas alternadas

De origem oriental, esse exercício é muito usado em práticas de meditação e yoga, pois acredita-se que ele ajuda você a equilibrar o seu lado emocional e racional.

Para executá-lo, sente-se ereto e feche os olhos. Toque o centro da testa com o dedo indicador da mão direita e exale completamente o ar. Em seguida, sem mover o indicador, pressione a narina direita com o polegar e inspire pela narina esquerda. 

Então, expire de novo pela narina direita e inspire pela esquerda, exalando na sequência.

Porque fazer esses exercícios 

Os exercícios respiratórios são técnicas que ajudam você a lidar com a ansiedade, combater a insônia e aumentar sua capacidade respiratória. Portanto, são indicados  para todas as pessoas e principalmente para idosos ou pessoas com problemas respiratórios.

Assim, separe alguns momentos do seu dia para realizar, ao menos, um exercício de respiração! 

E se você gostou deste artigo, que tal conferir os outros conteúdos aqui do nosso blog? 

Este blog é destinado à democratização do conhecimento sobre respiração e busca ajudar as pessoas a respirarem melhor. Aqui damos dicas de exercícios respiratórios e também apresentamos os melhores aparelhos para a respiração que irão ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.