Que a inalação é o tratamento mais indicado para pacientes com problemas respiratórios, grande parte das pessoas sabe, a dúvida costuma ser sobre qual aparelho, inalador ou nebulizador, deve ser usado.
Como a medicação utilizada na inalação é direcionada diretamente para os pulmões, o alívio respiratório é praticamente imediato.
Por esse motivo, o inalador e nebulizador, não apenas são utilizados em ambientes hospitalares.
Seu uso doméstico é recomendado para pacientes que sofrem de asma, bronquite ou demais problemas respiratórios.
O medicamento a ser ministrado, bem como o aparelho ideal para cada situação deve ser indicado por um médico, já que a automedicação não é recomendada.
Continue lendo esse artigo e saiba tudo que precisa sobre inalador e nebulizador.
O que precisa saber sobre inalador e nebulizador
Basicamente o inalador e nebulizador tem o mesmo objetivo, levar a medicação por meio dos vapores até o pulmão, para amenizar os sintomas e desconfortos causados pelas doenças respiratórias.
Menos conhecido, o termo nebulizador foi naturalmente substituído por inalador, pelo simples fato de ser mais simples, como também por estar diretamente relacionado a função do aparelho, a inalação.
Inalador
Esse aparelho é muito utilizado para a administração de medicamentos para os pulmões, como nos casos de asma brônquica e DPOC – doença pulmonar obstrutiva crônica.
Não raro, esses dispositivos podem ser utilizados em conjunto com um espaçador, com o objetivo de diminuir a deposição do medicamento na boca e garganta, principalmente das crianças.
O que vai determinar a escolha entre o inalador e nebulizador é o tipo de inalação que a pessoa deverá fazer, que podem ser de dois tipos.
Para a inalação seca, em que o composto ativo inalado é uma mistura de pó e ar, são utilizados os inaladores.
A principal vantagem desta modalidade de inalação é que a administração da dose é determinada sempre de forma muito rigorosa.
Contudo, sua desvantagem é a necessidade de coordenar com maior precisão a inalação da névoa liberada, a fim de assegurar a aplicação correta, por isso não são muito adequados para bebês e crianças menores.
Nebulizador
Aconselhado para a nebulização úmida, o aerossol pode contar com uma variedade de técnicas para ser produzido.
O que faz a distinção entre os tipos de nebulizadores é a tecnologia utilizada, por isso podem ser encontrados em modelos por ultrassons, ar comprimido ou rede.
Pelo fato de determinar com precisão o tamanho das gotas a serem inaladas, os nebulizadores são muito eficazes para atingir de maneira ideal o aparelho respiratório inferior, médio ou superior, logo, são indicados para inúmeras doenças respiratórias.
Como esse tipo de aparelho não exige quaisquer técnicas de respiração, e também por poder fazer uso de máscara, é ideal para crianças e bebês.
Inaladores e Nebulizadores pneumáticos
Por ser o primeiro modelo do mercado, foi, durante muito tempo, a única opção de inalador e nebulizador.
Embora apresente a desvantagem de ser bem barulhento e não permitir que o paciente fique em outra posição que não seja com a cabeça erguida.
Nos aparelhos de ar comprimido ou mecânico podem ser utilizados quaisquer tipos de medicamentos, diferentemente do que acontece com os ultrassônicos.
Alguns modelos de inalador e nebulizador pneumático são:
- Inalador Nebulizador G Tech Nebcom Dc1: design compacto que facilita o uso em viagens, baixa emissão de ruídos e pode ser utilizados por pessoas de diferentes idades;
- Inalador Nebulizador Residencial Md1000 Verde Medicate: o uso residencial desse aparelho atende tanto crianças quanto adultos, de fácil manuseio é super leve e portátil.
Inaladores e Nebulizadores Ultrassônicos
Mais moderno que os modelos anteriores, o inalador e nebulizador ultrassônico emite o mínimo possível de ruído, durante todo o período de utilização.
A quebra das moléculas dos medicamentos que esse aparelho proporciona, oferece uma névoa bem fina e por isso a absorção do paciente é facilitada.
Outro diferencial desse modelo de inalador e nebulizador é o fato de poder utilizá-lo em qualquer posição, possibilitando maior conforto ao usuário.
No entanto, assim como qualquer aparelho, também tem uma desvantagem, já que não é permitido a ministração de corticoides, que são muito utilizados por pessoas asmáticas.
Portanto, seu uso é recomendado para o público que usa esse procedimento de forma esporádica, para prevenção e tratamentos de problemas como as doenças respiratórios comuns no inverno.
Alguns exemplos dos modelos de inalador e nebulizador ultrassônico que poderão ser encontrados no mercado são:
- Inalador Nebulizador Portátil Medicate Md4500 Azul Claro: aparelho compacto e ultra silencioso, grande produção de névoa e não desperdiça medicamento;
- Inalador Nebulizador Portátil Com Bateria Medicate Md4100: com bateria recarregável, pode ser utilizado em qualquer lugar, pois é prático, leve e compacto.
Conclusão
Certamente, a convivência com doenças respiratórias é um grande martírio para um grande número de pessoas, mas que pode ser minimizado se fizer uso de um bom inalador e nebulizador.
Com tantas opções modernas disponíveis no mercado, com certeza encontrará aquele ideal para o seu caso.
Consulte seu médico e avalie qual modelo e tratamento de inalação são mais adequados para sua condição.