O que é insuficiência respiratória e quais são os tipos?

 

Se você não sabe o que é insuficiência respiratória, os seus sintomas e formas de tratamentos, é hora de conferir este nosso novo conteúdo. 

 

Acompanhe e fique por dentro do assunto!

 

O que é insuficiência respiratória

 

A insuficiência respiratória é uma síndrome onde os pulmões apresentam dificuldade para fazer as trocas gasosas normais e dessa forma, não conseguem oxigenar de forma adequada o sangue e eliminar e/ou eliminar o excesso de dióxido de carbono.

 

Assim, um paciente com insuficiência respiratória desenvolve sintomas como intensa falta de ar, cor azulada nos dedos e cansaço excessivo.

 

Qualquer doença ou condição que afete direta ou indiretamente o pulmão pode causar insuficiência respiratória, como por exemplo: 

 

  • Distrofia muscular ou outras alterações que afetem os nervos dos músculos respiratórios;
  • Uso de drogas, especialmente quando há overdose;
  • Doenças pulmonares, tais como DPOC, asma, pneumonia ou embolia;
  • Inalação de fumaça ou outros agentes irritantes.

 

Ela pode também ser causada por problemas cardíacos, como a insuficiência cardíaca tratada de forma inadequada.

 

Os tipos de insuficiência respiratória

 

Existe dois tipos principais de insuficiência respiratória:

 

Insuficiência respiratória aguda

 

 

A insuficiência respiratória tem cura quando o tratamento é iniciado imediatamente no hospital e, por isso, é importante ir ao pronto-socorro assim que surgirem os primeiros sinais de falta de ar. 

 

Sintomas como falta de ar, lábios e unhas azulados, respiração rápida, cansaço excessivo e batimentos cardíacos irregulares, surgem de forma intensa e de um momento para o outro.

 

Insuficiência respiratória crônica

 

Surge ao longo do tempo como consequência de outras doenças crônicas, como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), impedindo a realização de atividades diárias, como subir escadas, sem sentir falta de ar.

 

insuficiência respiratória crônica pode ser evitada com o tratamento da doença de base.

 

Os sintomas principais são:

 

  • Sensação de falta de ar;
  • Pele, lábios e unhas de coloração azulada;
  • Respiração rápida;
  • Confusão mental;
  • Cansaço excessivo e sonolência;
  • Batimentos cardíacos irregulares.

 

Esses sintomas vão surgindo lentamente e se agravando no decorrer do tempo à medida que a doença vai se agravando. 

 

Mas atenção: independentemente do tipo de insuficiência respiratória, sempre que notar alterações a nível respiratório, é muito importante procurar um pronto-socorro ou consultar um pneumologista, para fechar um diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado ao caso. 

 

Como é feito o diagnóstico e o tratamento da insuficiência respiratória 

 

O diagnóstico de insuficiência respiratória é feito pelo clínico geral, pneumologista ou cardiologista, por meio da avaliação dos sintomas, do histórico clínico da pessoa e monitorização dos seus sinais vitais.

 

 Exames de sangue, como a gasometria, também podem ser realizados para averiguar as quantidades de oxigênio e dióxido de carbono.

 

Pode também ser necessária a realização de um raio X do tórax para verificar se existe algum problema nos pulmões que possa estar causando a insuficiência respiratória. 

 

Já com relação ao tratamento, quando se trata de insuficiência respiratória aguda, ele deve  ser feito o mais rápido possível no hospital. 

 

É preciso estabilizar o paciente, oferecendo oxigênio por máscara, monitorando seus sinais vitais e oferecendo o tratamento mais adequado de acordo com a sua causa. 

 

Nos casos de insuficiência respiratória crônica, o tratamento é feito diariamente com medicamentos adequados para o tratamento da doença de base, que pode ser, por exemplo, DPOC. 

No mais, deve haver um acompanhamento de rotina para que os sintomas não se agravem ao ponto de colocar em perigo a vida do paciente.

Gostou? Então que tal agora conferir outros artigos do nosso blog Tudo Sobre Respiração?

Este blog é destinado à democratização do conhecimento sobre respiração e busca ajudar as pessoas a respirarem melhor. Aqui damos dicas de exercícios respiratórios e também apresentamos os melhores aparelhos para a respiração que irão ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.