Para que serve a nebulização e quando ela é indicada?

para que serve a nebulização

A nebulização é um procedimento muito utilizado, em domicílio, hospitais e clínicas de saúde, no tratamento de problemas respiratórios. Afinal, ela é um procedimento versátil e eficiente que traz um grande alívio para os pacientes.

No entanto, apesar da grande popularidade, muitas pessoas se perguntam para que serve a nebulização e para quais situações ela é indicada. E justamente por isso, para eliminar qualquer dúvida, que elaboramos este artigo. Acompanhe!

Para que serve a nebulização

Para começar, é preciso dizer que a nebulização é um tipo de aerossolterapia ou oxigenioterapia, onde se utiliza a inalação de vapores como via medicamentosa, por meio de um equipamento chamado de nebulizador

Ela é uma extremamente eficaz para se tratar doenças respiratórias, servido para administração de soluções para umidificar as vias áreas e também para fazer com que as secreções pulmonares se tornem mais fluídas, o que torna a respiração do paciente mais fácil. 

Mas não é só isso, a nebulização serve para:

  • Administração eficaz de medicamentos: o nebulizador é responsável por transformar em vapor, medicamentos líquidos. E isso, por sua vez, torna a administração mais eficiente,  já que o vapor vai direto para o pulmão. Sem a sua utilização, o medicamento precisa ser processado pelo corpo e demora mais tempo para atingir o sistema respiratório. Em casos de asma ou bronquite, por exemplo, essa velocidade é muito importante para o sucesso do tratamento. 
  • Saúde das cordas vocais: o uso da nebulização algumas vezes ao dia traz alívio e hidratação para as cordas vocais e é recomendado nos casos de rouquidão. Ela evita possíveis desgastes na garganta e por isso, é bastante utilizada por profissionais que fazem uso da voz de forma contínua.
  • Prevenção de doenças respiratórias: para quem convive diariamente com a poluição das grandes cidades, o uso da nebulização pode prevenir doenças respiratórias e a sensação de secura da garganta. 
  • Redução de efeitos colaterais: ingerir medicamentos por via oral é um ato comum, mas que pode causar efeitos colaterais como dores de cabeça, taquicardia, aumento da pressão arterial e problemas estomacais. Porém, a nebulização reduz esses efeitos, já que por meio dela as drogas agem diretamente no pulmão. 

Quando e para quem a nebulização é indicada 

A nebulização é amplamente indicada no tratamento de problemas respiratórios agudos e crônicos de diversas origens, como asma, bronquites, sinusites, infecções e inflamações em geral. 

Desde que as recomendações médicas sejam devidamente seguidas, qualquer paciente pode se tratar por meio da nebulização, como crianças, idosos e até mesmo gestantes.

Como é feita a nebulização

A nebulização é feita por meio de um equipamento que é constituído de máscara, mangueira, fluxômetro, frasco nebulizador e o próprio aparelho nebulizador.

Ao ser ligado em uma rede elétrica ou a uma bateria, o nebulizador transforma o líquido (soro e/ou medicação) contido no frasco nebulizador em gás contendo finas partículas suspensas. Dessa forma, a substância, ao ser inalada, é absorvida por meio da respiração pelo paciente.

O aparelho de nebulização pode ser de dois tipos diferentes: nebulizador compressor e nebulizador ultrassônico. Mas em ambos, é muito fácil o manuseio e, uma vez que ele funciona de forma contínua, não é preciso que exista um cuidado com pausas durante a respiração e inalação de remédios. 

No mais, eles podem ser usados sem critério de idade, são perfeitamente adaptáveis para crianças e bebês. 

Gostou do texto e já sabe para que serve a nebulização? Agora, que tal conferir nossos produtos para inalação? Mas lembre-se, em caso de dúvidas, fale com seu médico e não use medicamentos sem a sua indicação. 

Este blog é destinado à democratização do conhecimento sobre respiração e busca ajudar as pessoas a respirarem melhor. Aqui damos dicas de exercícios respiratórios e também apresentamos os melhores aparelhos para a respiração que irão ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.